We use cookies to offer better experience, improve performance, analyze how you interact on our site and personalize content. By using this site, you agree to the use of cookies.

VIEW POLICIES

16.03.2018

Adotar é um ato de amor, carinho e estabilidade

Está pensando em adotar um cachorro ou um gato? Já foi até a ONG da sua cidade para conhecer como é o processo de adoção?
 
Adotar é um ato de amor, carinho e estabilidade. Mas, acima de tudo planejamento e responsabilidade. Ao decidir ter um animal de estimação, é preciso estar disposto a dar boas condições de vida. Em Garibaldi, a S.P.A Bicho Feliz, aconselha de não adotar por impulso, mas estar consciente. "O adotante precisa estar disposto a assumir uma responsabilidade pra si e ter consciência de que o animal dura anos, que também adoece e que também adota as pessoas como família. O abandono é um trauma muito grande e queremos evitar que ele se repita", comenta a presidente da ONG, Luana Meneghetti.
 
Todos da casa devem concordar com a adoção e aceitar o novo morador. É preciso entender que um novo membro chegou. Luana, sugere que o local deve ser adequado, garantindo que o animal esteja seguro, protegido  e confortável. "Recomenda-se que os locais para suas necessidades, refeições e soninhos já sejam estabelecidos na sua chegada e que permaneçam os mesmos. Isso facilita no aprendizado e a adaptação".
 
E qual pet escolher? Cão ou gato?
 
Deve-se escolher o animal que melhor se adapta a realidade de cada um. Por isso, após a entrevista prévia, é importante visitar o canil ou gatil. Segundo Luana, nem sempre escolher um filhote é ideal porque eles precisam muito tempo de ensino. O porte e a personalidade também devem ser observados, de acordo com o estilo de vida e rotina da família. "Alguns animais podem demorar mais que outros para se adaptarem e se sentirem à vontade, mas isso não significa que a adoção não dará certo", destaca.
 
Outro fator que precisa ser levado em consideração é se há outros animais na casa. A  adaptação demora mais e pode se tornar difícil, mas com muito amor e paciência tudo é possível. "Conhecer o animal pessoalmente antes de escolhê-lo de fato também ajuda em relação a afinidade, que já pode ser percebida neste primeiro contato", afirma Luana. Adotar um cão ou gato adulto muitas vezes facilita, pois já é possível conhecer o temperamento, o seu tamanho, e eles aprendem com muito mais facilidade.
 
O que o S.P.A faz quando os animais chegam?
 
Quando um cão ou um gato chega a S.P.A. Bicho Feliz, é vacinado, vermifugado e submetido a qualquer tratamento que porventura seja necessário no momento. Após, sua foto é divulgada na nossa página da associação no Facebook - canal único e direto de contato com a ONG. Quando alguma pessoa se interessa e opta pela adoção, fazemos uma breve entrevista com perguntas básicas sobre a rotina do adotante e o local onde o animal ficará, para ajudarmos com uma escolha consciente. É obrigatório que a pessoa tenha mais de 18 anos.
 
Na última quarta-feira, dia 14 de março, foi comemorado o dia nacional dos animais, por isso reforçamos o recado: Adote de forma consciente, pratique a guarda responsável e ganhe um amigo para a vida toda!