Utilizamos cookies para ofrecer una mejor experiencia, mejorar el rendimiento, analizar cómo interactúas en nuestro sitio y personalizar contenido. Al utilizar este sitio, aceptas el uso de cookies.

VER POLÍTICAS

10.07.2024

Como a companhia dos Pets pode ajudar a amenizar os Impactos da ansiedade e depressão

Com rotinas cada vez mais frenéticas e cobranças absurdas por desempenho, entrega e resultados, vemos nossa saúde mental se deteriorar diariamente. Fomos preparados para isso? Por mais que tenhamos uma certa inteligência emocional, nunca ela foi tão exigida. Querendo ou não, somos seres emocionais, reflexo do ambiente em que estamos inseridos. Desta forma, essa pressão nos gera uma série de sentimentos negativos como angústia, medo, estresse, insegurança, e, de mãos dadas com esses sentimentos, vêm a depressão e a ansiedade, comorbidades que cada vez mais fazem parte da nossa vida. Quase podemos dizer que hoje são estados comuns de nossa vida, e precisamos aprender a lidar com essas situações e conviver com elas. Para isso, devemos canalizar toda essa energia de forma saudável e não destrutiva, desenvolvendo “escapes”.


Segundo a OMS, atualmente 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o equivalente a 11,7 milhões de brasileiros e cerca de 10% da população nacional convive com transtorno de ansiedade, ao menos esse é o número de pessoas diagnosticadas. 


Aprender a lidar com essas situações do dia a dia com naturalidade e lhes dar menos importância, além de parar de antecipar fatos de forma negativa e deixar de se cobrar por não ter agido de forma perfeita em situações passadas, são um bom começo. A importância da terapia nesses processos deve ser mencionada e levada em consideração, pois ainda é a melhor forma de desenvolvermos inteligência emocional e aprendermos a lidar com essas situações. A ajuda de um profissional, psicólogo e(ou) psiquiatra, principalmente em casos mais extremos, é primordial.


Este artigo busca mostrar uma forma saudável e fofa de trazer mais amor à sua rotina: a presença de pets em nossa vida. Estudos comprovaram que pessoas que possuem animais de estimação apresentam cerca de 12% a menos em um score que mede a depressão, além de comprovadamente reduzir de forma significativa o estresse, baixando o ritmo cardíaco e a pressão arterial. A longo prazo, a presença de pets gera uma melhora na imunidade, combate a obesidade e deixa os tutores mais ativos.


A interação com pets, como acariciá-los, brincar com eles ou simplesmente estar na sua companhia, pode aumentar a liberação de dopamina, associada a sentimentos de prazer e recompensa, além de aumentar os níveis de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor, o apetite e o sono. Também reduzem o cortisol, hormônio associado ao estresse.


O amor deixa tudo mais belo e alegre e quem melhor para trazer amor e alegria para nossas vidas do que cães e gatões, ao chegar em casa a tristeza não passa pela porta, tudo fica do lado de fora, só quem tem um pet sabe, e quem não tem está deixando de lado e renunciando a todos os benefícios que já citamos! É inegável que a presença de pets pode transformar nossas vidas de maneira significativa e positiva. Estes companheiros fiéis não apenas nos proporcionam momentos de alegria e descontração, mas também atuam como verdadeiros aliados na luta contra a ansiedade e a depressão. A interação com animais de estimação nos conecta com a simplicidade e a pureza dos sentimentos, ajudando a afastar os pensamentos negativos e a pressão do cotidiano. Portanto, se você ainda não tem um pet, considere abrir seu coração e sua casa para um novo amigo.





Fontes:

1.https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18048786/

2.https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19842454/

3.Panorama da Saúde Mental no Brasil: mais da metade dos respondentes tem queixas associadas à ansiedade - Instituto Cactus : Instituto Cactus