Vai viajar com seu pet? Confira as dicas
O verão está chegando e muitas famílias já se preparam para as tão esperadas férias! Porém, muitas dúvidas surgem quando falamos em animais de estimação, calor, sol e praia, certo?
Separamos dicas incríveis para você curtir com segurança e bem-estar a companhia do seu melhor amigo nesta época do ano tão especial.
Primeiro passo: consulta e vacinas em dia e brinquedos na mala
Antes de viajar, o primeiro passo é checar com o seu veterinário de confiança se as vacinas estão todas em dias, isso é fundamental para que a saúde do pet seja preservada, independente do destino da viagem.
Além disso, para uma adaptação sem traumas, leve objetos que o animal vá reconhecer, como seus brinquedos, sua caminha ou até mesmo aquele pano velho que ele adora.
Não esqueça a plaquinha de identificação
Uma plaquinha de identificação com nome e telefone é importante se o ambiente for novo para o pet. Além disso, não saia sem a guia e mantenha o cão sempre perto de alguém da família.
Jamais deixe o animal solto dentro do carro ou com a cabeça para fora da janela. Além da possibilidade de se machucar, você pode ganhar uma multa de trânsito. Nem precisamos dizer que a caixinha de transporte é item obrigatório, não é mesmo?
Aposte no cinto de segurança para cães, pois são mais acessíveis e custam em média R$ 40. Se a viagem for de avião, cães de menor porte podem ir na parte de cima da aeronave, na sua companhia. Para os casos de animais maiores, opte por caixas ou bolsas de transporte que sejam confortáveis.
Certificado de saúde e segurança
Lembre-se que o Certificado Veterinário é um documento obrigatório para o embarque e também para as viagens de carro ou ônibus. Ele é emitido pelo seu veterinário e tem validade de 10 dias.
Em viagens nacionais, aliás, você precisa apresentar também a Carteira de Vacinação do seu pet.
Com a pandemia, verifique com as companhias como estão as regras para viajar com segurança.
Felinos não gostam de viajar
Evite mudanças drásticas na rotina do pet, principalmente no caso dos felinos. Não esqueça que gatos preferem ficar no seu ambiente, mas não devem ser deixados sozinhos o tempo todo.
Se não tiver um amigo ou familiar que possa ver o animal, no mínimo, a cada dois dias, contrate uma pet sitter de confiança.
Ter um animalzinho é compensador, mas exige cuidados. Precisamos lembrar sempre que cães e gatos dão trabalho e necessitam de atenção constante, inclusive no período da suas férias.
Antes de planejar a viagem de verão, inclua o pet nesse processo e verifique as melhores alternativas para a família toda.