Proteja seu gatinho da gripe
Espirros, coriza, olhos inflamados e febre são alguns sintomas apresentados por um gatinho gripado. A chamada Rinotraqueite felina é uma doença viral transmitida de um animal para outro por meio de saliva e secreções.
Além dos sintomas mais comuns, também poderá aparecer ferida na boca do gatinho, o que contribui para que ele coma menos ou não coma. É fundamental ressaltar que os felinos não podem ficar muito tempo sem alimentação, pois desenvolvem doenças hepáticas ainda mais sérias do que a própria gripe.
A doença, causada pelo herpes vírus felino, costuma ter bom prognóstico quando tratada com rapidez. A qualquer sinal de apatia ou outros sintomas é fundamental buscar ajuda médica para que o melhor tratamento seja escolhido. Só o veterinário está qualificado para isso, certo?
O tratamento costuma ser realizado com antibióticos e outros medicamentos que aliviem os sintomas desagradáveis do gatinho. Animais gripados devem ser separados dos saudáveis para evitar contaminação até que o período de contágio termine. Muito cuidado com os filhotes, que são mais suscetíveis às gripes e também são mais frágeis de um modo geral.
Ah, e lembre-se da vacinação, isso é fundamental para garantir a saúde do gatinho. O veterinário irá explicar sobre doses e periodicidade. A prevenção é o melhor remédio para a gripe. Quem ama previne, vacina e cuida seu pet.
Cleiton Rupolo – veterinário na Nutrire