Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

VER POLÍTICAS

02.07.2018

Cuidados na alimentação da gata gestante e lactante

Diferentemente das cadelas, as gatas gestantes necessitam de mais energia já no começo da gestação, além é claro, de manter a nutrição equilibrada.

Isso ocorre porque existe a necessidade de se criar um “estoque” de gordura, para suprir a necessidade energética ao longo do desenvolvimento da ninhada e também durante a fase de lactação, que dura de 6 a 8 semanas. O gasto de energia nas primeiras semanas é muito alto, e por isso, os cuidados com a alimentação é fundamental. Assim, a gata não sofre com perda de peso, diminuição da imunidade e ainda garante todo o leite necessário aos filhotes, pois no final da gestação e na lactação a gata não consegue metabolizar energia na mesma velocidade e quantidade que necessita.

Por esses motivos, durante toda a gestação e até o final da lactação é recomendado que seja oferecido às gatinhas alimento indicado para filhotes, pois possui maior quantidade de proteína e gordura, e consequentemente de energia. Recomenda-se dobrar a quantidade diária oferecida, ou deixar acesso livre durante todo o dia, pois os gatos possuem o hábito de se alimentar várias vezes ao dia em pequenas porções.

Esses cuidados aliados a exercícios físicos moderados, garantirão uma gestação e lactação tranquilas assim como filhotes fortes e saudáveis.

Outra dica importante é manter a carteirinha de vacinação em dia, bem como visitas ao veterinário são importantes principalmente nesta fase de vida.


Thiago Marçal Andrade e Silva. Médico Veterinário formado na Universidade Federal de Santa Maria. Responsável Técnico na Nutrire Indústria de Alimentos Ltda.