Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

16.11.2023

Principais cuidados com seu gatinho filhote: um guia para tutores iniciantes

A chegada de um gatinho filhote em nossa vida é um momento emocionante e repleto de alegria. No entanto, também traz a responsabilidade de cuidar desse pequeno ser peludo de forma adequada. 

No blog da Nutrire, preparamos um guia completo com os principais cuidados que você deve ter ao receber um gatinho filhote em sua casa. Vamos garantir que seu novo companheiro cresça saudável e feliz?

Alimentação adequada é mais do que fundamental

Elis Regina Lusa, veterinária da Nutrire, explica que a nutrição é fundamental para o crescimento saudável do seu gatinho. “Certifique-se de oferecer uma alimentação de alta qualidade específica para filhotes. Esses alimentos contêm os nutrientes necessários para atender às necessidades de um pet em crescimento”, conta. 

A especialista também faz um lembrete muito importante: “Seguir as instruções de alimentação no rótulo ou as recomendações do veterinário é assunto sério”, acrescenta.

Visitas ao veterinário:

“Agende uma consulta com um médico veterinário de confiança logo após receber seu gatinho”, indica a especialista. 

Isso porque os filhotes precisam de vacinação e controle de vermes regularmente. O veterinário também pode fornecer orientações sobre cuidados específicos para o seu gatinho e estabelecer um plano de saúde.

Brinquedos e estimulação

Gatinhos são curiosos e adoram brincar. “Proporcione uma variedade de brinquedos seguros para mantê-los estimulados. Isso ajuda no desenvolvimento físico e cognitivo do filhote e evita que ele fique entediado”, completa.

Treinamento da caixa de areia

Muitos gatos já vem preparados para fazer as necessidades no local correto, pois são ensinados nos abrigos de adoção. De qualquer forma, ensinar seu gatinho a usar a caixa de areia desde cedo faz toda diferença. 

“Mantenha a caixa limpa, e seu filhote aprenderá rapidamente a usá-la. Lembre-se de escolher uma areia de qualidade e trocá-la regularmente”, diz Elis.

Socialização 

Socialize seu gatinho desde cedo. Permita que ele conheça pessoas, outros animais de estimação e diferentes ambientes. Isso ajuda a construir confiança e a torná-lo mais adaptável.

Higiene e cuidados com a pelagem:

Escove seu pet regularmente para remover pêlos soltos e prevenir bolas de pelos. Isso também fortalece o vínculo entre vocês. Além disso, verifique se as unhas estão em crescimento saudável e forneça um arranhador para ajudar no desgaste.

Segurança em casa

Certifique-se de que sua casa seja segura para um gatinho curioso. Mantenha produtos tóxicos fora de alcance, esconda fios elétricos e objetos pequenos que ele possa engolir, e evite o acesso a áreas perigosas.

“É fundamental que gatos estejam seguros em apartamentos, o que significa telar todas as janelas antes de receber o animal. Essa história de que esses pets têm noção da altura ou que devem dar “voltinhas” é mito, alerta ela.

Uma vida feliz e cheia de amor

Cuidar de um gatinho filhote pode ser uma experiência maravilhosa, mas também envolve responsabilidades. Com alimentação adequada, cuidados de saúde, estimulação e amor, você estará preparado para proporcionar uma vida feliz e saudável ao seu novo companheiro peludo. 

Lembre-se de que cada gato é único, então fique atento às necessidades específicas do seu filhote e consulte um veterinário sempre que tiver dúvidas. Com os cuidados certos, você e seu gatinho terão uma jornada incrível juntos

Voltar
26.01.2022

PETS: 4 dicas para viajar com segurança

Leia mais
10.07.2019

Cães e gatos também passam pela adolescência, explica especialista

Leia mais
19.10.2023

3 doenças de pele em cães para prestar atenção

Leia mais