Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

28.09.2021

Pets e material de limpeza: combinação perigosa

Eles são a alegria da casa e o xodó dos pequenos: é claro que estamos falando dos animais de estimação.

Fofos, divertidos e carinhosos, cães e gatos são paixão nacional. Você sabia, aliás, que há mais pets do que crianças nos lares brasileiros?

No entanto, para manter a casa organizada com esses bichinhos é preciso cuidado, visto que muitos produtos de limpeza são tóxicos e prejudiciais à saúde dos nossos melhores amigos.

Para orientar você sobre como proteger os bichinhos de alguns agentes químicos, a veterinária da Nutrire, Luana Sartori, separou algumas dicas preciosas:

 

Evite alguns produtos de limpeza

Animais de estimação são apreciadores de um ambiente higienizado, afinal, quem não gosta daquele cheirinho de limpeza, não é mesmo? Porém, alguns agentes químicos são perigosos para os pets, como explica Dra. Luana.

“Produtos de higiene com cheiro muito forte podem causar alergia em cães e gatos, especialmente em animais com alguma síndrome respiratória, como os felinos com asma. Prefira materiais de limpeza sem odor”, recomenda.

Alguns produtos também são corrosivos e geram queimaduras nos pets. É o caso dos ácidos bórico, fosfórico, sulfúrico, clorídrico e oxálico, por exemplo.

“Amônia, bissulfeto de sódio, cloro, hidróxido de sódio, potássio e trietanolamina são apenas alguns dos ingredientes comuns em produtos de limpeza e extremamente prejudiciais aos animais de estimação”, acrescenta.

 

Tire os pets do ambiente a ser limpo

Retirar os animais do local antes da limpeza também é importante. Isso porque os pets são curiosos e podem querer brincar com algum produto.

“Só permita que voltem quando o chão estiver seco, pois os bichinhos estão constantemente limpando as patinhas, o que pode causar a ingestão acidental de algum líquido”, revela.

Além disso, esponjas, panos e baldes devem estar distantes dos pets para evitar contaminação ou brincadeiras perigosas.

 

Prefira produtos específicos ou com base vegetal

Esses produtos são feitos com matérias-primas de base vegetal, ou seja, utilizam ingredientes que causam menos danos à saúde dos nossos amigos.

“Intoxicações e alergias não são tão comuns quando se utiliza esse tipo de composição, mas os cuidados também devem ser mantidos”, diz.

Produtos específicos, ou seja, aqueles feitos especialmente para quem tem animais de estimação também são uma ótima opção.

 

Prevenção é o melhor remédio

A prevenção continua sendo fundamental em qualquer situação que envolva riscos à saúde do pet. Além do cuidado com produtos, plantas e demais objetos que temos em casa, é preciso manter as consultas com o veterinário em dia.

“Os animais necessitam de exames periódicos para acompanhamento e diagnóstico de doenças. Prevenir é uma ótima forma de prolongar a vida do seu melhor amigo e promover saúde e bem-estar a sua vida.

“Não esqueça que uma alimentação de qualidade, brincadeiras para gastar energia e vacinas em dia são primordiais para um pet feliz”, aconselha.

Voltar
24.05.2019

Rebeldia: meu adorável cão adolescente

Leia mais
03.08.2018

Turma do Pretinho Básico apronta todas com os pets

Leia mais
01.02.2019

Qual cachorro famoso do cinema você seria?

Leia mais