Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

12.06.2019

Como lutar contra pulgas e evitar infestação?

Quem nunca se deparou com pequenos insetos de coloração escura fazendo a festa na pele dos seus bichinhos de estimação? As pulgas são velhas conhecidas de cães e gatos, não é mesmo? Muitos acham complicado exterminar essa verdadeira praga, especialmente em casos de infestação, mas é essencial compreender como se utiliza o antipulgas e a periodicidade ideal para obter sucesso nessa “batalha”.

Não é fácil acabar com as pulgas, pois elas se alimentam majoritariamente do sangue de mamíferos, ou seja, cães e gatos são o “restaurante” perfeito para que se mantenham vivas. Bom, geralmente, os cães se infestam de pulgas nas ruas. Porém, a manifestação mesmo se dá em casa, visto que lá o inseto encontra muitos locais para fazer a desova, aí se inicia a infestação. A pulga coloca ovos que podem permanecer ativos por até doze meses.

Ao picar a pele do bichinho, ocorre uma estimulação de células que liberam a chamada histamina - responsável pela coceira. Por isso, eles coçam tanto depois de serem mordidos. Para que isso tenha fim, o uso do antipulgas é essencial, mas desinfetar o ambiente também faz parte desse processo.

São muitas as opções no mercado para aplicação no pet, mas quem orienta corretamente sobre alternativas e como usar é sempre o médico veterinário. Você pode optar por bisnagas, mas elas variam de acordo com a marca quanto a proteção e posologia. Cães a partir de quatro semanas já podem utilizar. O medicamento tem que ser aplicado sobre o dorso, de preferência em um lugar onde o animal não consiga lamber.


Já as coleiras antipulgas duram mais, sem dúvida, mas servem para pets que vivem em lugares abertos. É preciso atentar para a alergia de alguns cães e gatos, visto que essa alternativa pode causar irritação na pele. Comprimidos também podem ser utilizados, mas segundo orientação médica. Seja qual for a sua escolha, acompanhamento com profissional especializado é fundamental para manter a saúde do seu animal de estimação. Em caso de infestação, é preciso manter o local limpo depois de desinfetado. 

Dra. Luana Sartori
Médica veterinária da Nutrire

 

Voltar
23.12.2017

Não esqueçam dos pets nas festas de fim de ano!

Leia mais
16.05.2018

Série completa: Adestramento do Cusco, novo companheiro do Guri de Uruguaiana

Leia mais
04.11.2019

PETS: O seu melhor amigo realmente ama você

Leia mais