Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

21.09.2018

Como administrar medicação aos pets via oral

Medicar os pets pode ser imprevisível, pois cada animal se comporta de um jeito, principalmente se for via oral. O médico veterinário prescreveu e você comprou o medicamento, mas na hora de administrar ele ao seu pet, essa “simples” tarefa tornou-se quase impossível de ser realizada.

Calma! Existem algumas formas de facilitarmos esse processo.

Aliás, é prevendo possíveis patologias no futuro, que se aconselha os donos a acostumar o pet desde filhote a ter a boca manipulada. E não é tão difícil. Faça o pet brincar com o seu dedo e permaneça alguns segundos tocando em sua gengiva e nas mucosas, para evitar o sufoco na hora de administrar medicação via oral.

A medicação é um momento tenso, até mesmo para o cão mais obediente. Você fica sabendo como está a obediência do pet na hora da medicação oral, assim como a confiança que ele deposita nos seus gestos. Se ele obedecer já é meio caminho para o sucesso do tratamento. Contudo, existem animais que ao perceberem que terão a boca manipulada ou que dentro dela será depositado um comprimido, pulam, saltam, fogem e até mordem, comportamento que obriga a levá-los de volta ao consultório veterinário para que profissionais possam resolver o problema.

Para não traumatizar o pet, evite colocar um comprimido no fundo da garganta, além de perigoso, a manipulação da faringe causa angústia, o que aumenta as chances de seu pet cuspir o comprimido e fechar de vez a boca impossibilitando uma nova tentativa. Vamos repassar alguns passos que em tese facilitam na hora de administrar a medicação oral para o pet:

  • Mantenha a cabeça de seu pet para cima, o que dificulta rejeitar o comprimido;
  • Faça um “arco” com a mão esquerda (se você for destro), sobre o focinho de seu pet;
  • Coloque o polegar e o indicador esquerdos dentro da boca, na área bem ao fundo do maxilar onde não existem mais dentes;
  • Alguns preferem fazer isso com o polegar e o dedo anelar, mas há quem se sinta mais seguro contando com o auxílio do dedo médio também;
  • Com o dedo médio e anular da mão direita, abaixe a mandíbula de seu pet;
  • Com os dedos indicador e polegar, deposite o comprimido no meio da língua com um movimento seguro e firme;
  • Feche a boca de seu pet e o mantenha com a cabeça erguida, ainda mantendo o maxilar fechado e fazendo massagens em sua garganta até sentir que ele engoliu, o que se percebe quando ele começa a lamber o nariz.
  • Depois disso, é bom dar um petisco para associar o medicamento com recompensa.

Nunca abra as cápsulas para dar aos animais, elas precisam desse revestimento e sem ele seu efeito pode ser nulo. Da mesma forma, não conseguimos identificar se o comprimido esfarelado é totalmente engolido, o que pode fazer com que o pet receba uma dose menor do que aquela que foi prescrita. Alguns acostumam engolir enrolando o fármaco em uma fatia de presunto, mas é importante observar se ele não ingere o alimento e despreza a medicação, o que pode acontecer minutos depois sem a supervisão do dono.

Medicamentos em forma líquida facilitam a vida. Uma seringa de plástico (sem agulha) pode ser usada para administrar o produto entre a bochecha e os dentes molares. Alguns pets até aceitam lamber a medicação sem fazer drama. De qualquer forma, mantenha sempre a cabeça ligeiramente inclinada para cima para que tudo seja deglutido, e nada de afobação! Permita-lhe engolir sem se engasgar.

Até a próxima! Espero ter ajudado com estas dicas para dar a medicação via oral ao seu pet. E lembre-se: todo medicamento deve ser dado sob orientação do médico veterinário.


Cleiton Rupolo é médico veterinário formado pela Universidade Federal do Pampa com experiência nos mercados pet food e de suínos. Atua como gestor técnico comercial da Nutrire.

Voltar
11.05.2021

Nutrire triplica doação de ração para a SPA Bicho Feliz

Leia mais
19.05.2021

Como saber se o cão está sofrendo com a ansiedade?

Leia mais
09.08.2021

O que é família para você?

Leia mais