Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

23.11.2023

Animais de estimação e a saúde cardiovascular: um vínculo afetivo e saudável

Hoje queremos celebrar a importância dos animais de estimação na promoção de uma saúde cardiovascular robusta. Ter um companheiro peludo pode ser uma experiência incrivelmente gratificante, e estudos científicos demonstraram que a relação entre humanos e animais de estimação pode trazer inúmeros benefícios para a saúde do coração. 

Neste post, exploraremos a conexão entre animais de estimação e saúde cardiovascular, destacando como nossos amigos peludos podem contribuir para uma vida mais saudável e feliz.

Os benefícios da companhia dos animais de estimação

  1. Redução do estresse: a interação com animais de estimação, como acariciar um gato ou brincar com um cachorro, tem um efeito comprovado na redução dos níveis de estresse. Isso pode ajudar a diminuir a pressão arterial e minimizar o risco de doenças cardiovasculares.

  2. Atividade física: ter um cão muitas vezes significa compromissos regulares para caminhadas e brincadeiras ao ar livre. Isso não apenas aumenta a atividade física, mas também melhora a circulação e a saúde cardiovascular.

  3. Redução da solidão: a presença constante de um animal de estimação pode combater a solidão e a depressão, fatores que podem afetar negativamente a saúde cardiovascular.

  4. Maior socialização: animais de estimação, especialmente cães, muitas vezes promovem a socialização. Conversar com outros donos de animais durante passeios e visitas ao parque pode ajudar a fortalecer as conexões sociais, o que é benéfico para a saúde do coração.

Benefícios científicos comprovados

Pesquisas médicas têm apoiado a ideia de que a presença de animais de estimação em nossas vidas pode ter um impacto positivo na saúde cardiovascular. Alguns estudos sugerem que a posse de animais de estimação está associada a:

Menor risco de doenças cardíacas: ter um animal de estimação tem sido correlacionado com menores taxas de doenças cardíacas, como pressão alta e colesterol elevado.

Recuperação acelerada: pacientes que possuem animais de estimação tendem a se recuperar mais rapidamente de procedimentos cardíacos e cirurgias.

Redução do estresse: interagir com animais de estimação pode diminuir a produção de hormônios do estresse, como o cortisol, contribuindo para a saúde do coração.

Pressão arterial reduzida: a interação com animais de estimação pode reduzir a pressão arterial, mesmo em situações estressantes.

Cuidando da saúde de seu animal de estimação

Lembre-se de que cuidar da saúde de seu animal de estimação também é crucial para garantir que vocês possam desfrutar juntos de uma vida saudável. Isso inclui alimentação adequada, exercício, exames veterinários regulares e atenção às necessidades emocionais do seu animal.

Os benefícios emocionais e físicos de ter um companheiro peludo são inegáveis, e essa relação afetuosa pode contribuir para uma vida mais longa e saudável. Portanto, cuide bem do seu animal de estimação, pois, juntos, vocês compartilham não apenas amor, mas também a promoção de uma saúde cardiovascular robusta.

Voltar
01.04.2020

Atividades e cuidados com os pets durante o isolamento social

Leia mais
06.04.2018

Ervas aromáticas para gatos - como escolher

Leia mais
12.07.2019

Escolha entre essas fotos de pets fofos e diremos qual banda de rock mais combina com você!

Leia mais